Cozinha - Facilidade de acesso e armários


Continuando com as dicas para cozinha, vamos falar hoje sobre as facilidades de acesso e armários que precisamos ter. Confira!

 

O que mais faz diferença na decoração de cozinha em relação à facilidade de acesso aos armários é o excesso de altura. Não adianta muito fazer armários até o teto, por exemplo, e depois ter que subir na cadeira toda hora para pegar o que está lá dentro. Além disso, a cozinha fica parecendo mais apertada. Só vale a pena essa solução se existirem muitos objetos com pouquíssimo uso, por exemplo, e mesmo assim é válido questionar se esses objetos precisam mesmo ser mantidos, já que não são usados normalmente.

Outro local com acesso complicado é sobre o refrigerador, pois fica difícil de alcançar o fundo do armário com a geladeira impedindo que se chegue mais perto dele. Quanto maior ela for, mais significativo é esse problema. Então esse é outro local que, mesmo que tenha armários, não deve armazenar objetos que precisem ser utilizados com frequência.

– Medidas ideais de circulação na decoração de cozinha

Sempre é importante deixar medidas razoáveis para a circulação, em qualquer ambiente, mas na decoração de cozinha existe um detalhe específico que é a necessidade de prever o uso das bancadas ou dos equipamentos como pias e fogões juntamente com a circulação de outras pessoas, que possam passar tranquilamente por trás de quem está usando a cozinha. Isso é especialmente válido para situações em que mais de uma pessoa precisem usar o espaço ao mesmo tempo.

O espaço livre em frente às bancadas deve ser de pelo menos 80cm para garantir certo conforto, e de pelo menos 90cm ou 1 metro caso existam duas bancadas paralelas, com pessoas de costas umas para as outras. E a região da geladeira deve ser tratada com especial atenção nesse sentido, considerando que mesmo com a porta aberta a passagem deve permanecer relativamente livre.

– Altura das bancadas

A altura ideal da bancada de cozinha depende do uso e da altura de quem irá utilizá-la, mas no geral as bancadas de trabalho devem ter de 86 a 93cm, e as que serão usadas como mesa 70cm.

Nos próximos dias, falaremos mais sobre quais os materiais mais adequados para decoração da cozinha.


Data: 21/03/2019


Por: Fernanda Santoro